Quantcast
Pecuária

UTAD quer reduzir impacto ambiental das fezes das vacas

Investigadores americanos querem controlar moscas de estábulo

Um grupo de investigadores está a desenvolver soluções para reduzir o impacto ambiental causado pelas fezes das vacas, animais responsáveis por 51% do total de emissões de gases com efeito de estufa, segundo o Worldwatch Institute.

“A utilização das técnicas que otimizámos permite uma redução até 50% da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), como o dióxido de carbono e o metano, e de quase 100% da emissão de outros gases prejudiciais, como o amoníaco”, explica Henrique Trindade, investigador do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

O grupo de investigadores do CITAB, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a tratar dejetos animais misturados com água através de processos de separação das frações sólidas e líquidas e através de aditivos químicos e biológicos que permitem a redução dos gases.

banner APP
 

O processo de tratamento, segundo Henrique Trindade, “é relativamente barato e tem viabilidade económica, mas vai obrigar à formação dos produtores para a otimização dos resultados.”