Quantcast
Agricultura

Conheça os vencedores dos Prémios Vida Rural 2025

AGROiN2025 0224 Direitos Reservados

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Vida Rural 2025. Luís Serrano Mira, da Herdade das Servas, The Summer Berry Company, Ode Winery, Portugal Nuts, o projeto I-Rewater e José Gouveia foram os premiados nesta edição, que contou ainda com o prémio especial ‘Guardião da Biodiversidade Doméstica’, atribuídos à Ovibeja (ACOS).

A cerimónia decorreu durante o congresso AgroIn, na passada quinta-feira (24 de abril), e foram atribuídos sete galardões distintos.

 

A primeira categoria, ‘Guardião da Biodiversidade Doméstica’, resulta de uma parceria entre a VIDA RURAL e a SPREGA, (Sociedade Portuguesa dos Recursos Genéticos Animais) e o vencedor foi escolhido por votação direta dos leitores da VIDA RURAL. Em 2025 o vencedor foi a Ovibeja, organizada pela ACOS. Nuno Carolino, da Sprega, entregou o prémio a Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.

Luís Serrano Mira, da Herdade das Servas, recebeu o prémio ‘Agricultor que Marca’, entregue por Raquel Rebelo, CEO da Abilways Portugal, que entregou ainda o prémio ‘Empresa Agrícola que Marca’ à The Summer Berry Company, representada por Daniel Portelo, Diretor de Operações da empresa.

banner APP
 

Na categoria ‘Investimento que marca’, a vencedora foi a Ode Winery, pelo seu projeto de recuperação das vinhas e adega da antiga marca Vale d’Algares, no Cartaxo. O galardão foi entregue a Maria Vicente, enóloga da Ode, por Mónica Sobreiro, do Continente.

A ‘Organização que marca’ 2025 foi a Portugal Nuts. O prémio foi recebido pelo presidente da Associação, Tiago Costa, pelas mãos de Francisco Avillez, da Agro.Ges.

 

O projeto internacional de recirculação de águas residuais I-Rewater foi distinguido na categoria ‘I&D que Marca’, entregue por Filipe Guerreiro dos Santos, da EDIA, à equipa do INIAV representada pelos investigadores José Silvestre, Paulo Brito da Luz e Ilda Caldeira.

A terminar, o Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto, fechou a cerimónia celebrando a carreira de José Gouveia, um dos mais notáveis pedagogos do azeite em Portugal.