Bem-estar Animal

Plataforma da UE para o bem-estar animal já está constituída

Comissão Europeia cria plataforma de promoção do bem-estar animal

A Comissão Europeia já revelou como será composta a Plataforma da União Europeia para o Bem-estar Animal, um organismo que terá como principal objetivo a troca de informação, conhecimento e boas práticas sobre bem-estar animal.

Anunciada em janeiro deste ano pela Comissão Europeia, esta plataforma reunirá 75 membros entre profissionais do setor público e do setor privado e de organizações intergovernamentais internacionais.

Entre os membros contam-se dez especialistas independentes, dez organizações de defesa dos direitos dos animais e 20 associações comunitárias, nomeadamente organizações ligadas à produção, às rações, à indústria do leite e veterinários. Os restantes membros foram nomeados por autoridades dos Estados-Membros da União Europeia com base na sua experiência no campo do bem-estar animal.

Com esta plataforma, a Comissão Europeia espera conseguir incrementar a aplicação das normas comunitárias relativas ao bem-estar animal, nomeadamente através da troca de boas práticas de proteção dos animais, desenvolvimento de compromissos voluntários por parte das empresas e promoção do bem-estar animal tanto no espaço comunitário como a nível mundial.

A primeira reunião desta plataforma está marcada para o próximo dia 6 de junho, em Bruxelas.