Agricultura

Farm Europe pede “visão comum” para a agricultura da UE

Farm Europe pede “visão comum” para a agricultura da UE

A Farm Europe, um grupo de investigação focado nas economias rurais da União Europeia, apresentou recentemente ao Parlamento Europeu as recomendações que resultaram do Global Food Forum, um trabalho que é fruto de várias consultas a especialistas e que oferece algumas sugestões para o futuro da Política Agrícola Comum.

De acordo com este think tank europeu é preciso uma “visão comum” para a agricultura da União Europeia. O documento propõe várias medidas para estimular a performance económica e ambiental dos sistemas agroalimentares do espaço comunitário e refere que é preciso investir em sustentabilidade e na chamada ‘revolução verde’.

A Farm Europe defende ainda o equilíbrio territorial da agricultura através de estratégias sectoriais integradas e investimento, assim como um espírito de cooperação na cadeia de abastecimento alimentar, através de uma legislação apropriada em matéria de concorrência.

Massimiliano Giansanti, que presidiu o Global Food Forum 2017, defende que “devemos trabalhar em conjunto e numa visão comum, precisamente para preservar a diversidade dos sistemas alimentares europeus. A PAC é a nossa alavanca comum para construir o futuro. Mais do que nunca, as instituições europeias devem ser guardiãs da nossa ambição coletiva”.

Conheça todas as propostas do Global Food Forum aqui.