Regadio

Conselho Europeu com novas regras para reutilização da água para regadio agrícola

Conselho Europeu com novas regras para reutilização da água para regadio agrícola

A União Europeia (UE) adotou novas regras para reduzir o risco de escassez de água para a irrigação de culturas. O Conselho Europeu anunciou a adoção de um regulamento que pretende promover a utilização de águas residuais tratadas para a irrigação agrícola, que representa cerca de metade da água utilizada anualmente na UE.

O aumento da reutilização de água na agricultura poderá ajudar a reduzir a escassez de água em 5% ao ano. Para garantir a segurança das culturas, as novas normas introduzem requisitos mínimos para a qualidade da água, exigem a monitorização frequente e obrigam as estações de tratamento de águas residuais a elaborar planos de gestão de riscos.

Estas novas regras deverão ajudar a Europa a adaptar-se às consequências das alterações climáticas e estão em conformidade com os princípios da economia circular, prevendo aumentar a disponibilidade da água e incentivar a utilização eficiente.

As condições geográficas e climáticas variam nos vários Estados-Membros, pelo que qualquer Estado-Membro poderá decidir que não é conveniente utilizar águas depuradas para a irrigação agrícola em partes ou na totalidade do seu território.

O regulamento deverá ainda ser adotado pelo Parlamento Europeu em segunda leitura, para posterior publicação no Jornal Oficial.