Agroindústria

Lusosem vai distribuir biofungicida produzido a partir de sementes de tremoço

Lusosem vai distribuir biofungicida produzido a partir de sementes de tremoço

A CEV, empresa nacional que produz e comercializa um biofungicida para a agricultura, cujo princípio ativo é uma nova proteína com o nome BLAD, obtida a partir do processo de germinação de sementes de tremoço, firmou uma parceria com a Lusosem, que irá distribuir este produto em Portugal.

O biofungicida está em processo de registo na Europa, prevendo-se que comece a ser comercializado em Portugal em 2021. Numa nota enviada às redações, a Lusosem explica que “sempre acompanhou de perto a criação da BLAD e durante os dois últimos anos tem vindo a colaborar no desenvolvimento do produto e na implementação de ensaios de campo, que demonstraram, conforme era expectável, que este biofungicida português tem elevada eficácia no controlo de fungos em culturas-alvo.”

“O biofungicida contendo BLAD será uma excelente ferramenta natural para proteção das culturas, indicado para rotação com outros fungicidas, permitindo reduzir o nível de resíduos nos produtos agrícolas e minimizar o desenvolvimento de resistências às substâncias ativas convencionais. A BLAD, com o seu múltiplo modo de ação, é a única substância ativa listada pelo FRAC na categoria BM01”, acrescenta.