A European Feed Manufacturer’s Federation (FEFAC) uniu-se a várias organizações europeias para lançar a uma plataforma informativa que pretende “travar a desinformação” à volta do setor pecuário e da produção de carne. O portal arranca com a campanha #MeattheFacts.
A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) explica que o portal ‘European Livestock Voice’ pretende desmistificar os mitos que “acabam por retratar uma imagem que nada tem a ver com a realidade vivida todos os dias por milhares de agricultores e profissionais europeus que trabalham no terreno, em toda a fileira.”
“O setor pecuário está hoje no epicentro de debates públicos na Europa e a nível mundial, que têm sido dominados por grupos de interesse que apenas pretendem espalhar mitos e visões radicais sobre a atividade pecuária (…) É inegável que estes debates, centrados na demagogia e na desinformação, têm um forte impacto nas opiniões dos consumidores europeus sobre o papel dos produtos de origem animal, na sua escolha e no estilo de vida e conduzem o sector pecuário para uma área extremamente defensiva da sociedade”, diz ainda a IACA.
A associação defende ainda que esta imagem “afeta negativamente o modelo de criação de animais e o próprio quadro político da UE, aumentando os desafios enfrentados pelas nossas comunidades agrícolas para garantir a sua viabilidade económica, a renovação geracional e a capacidade de adaptação às exigências ambientais e da sociedade.” A plataforma quer funcionar como um “centro de informação” para desmistificar algumas afirmações frequentes sobre a produção de carne.
A IACA termina referindo que irá ser criada, em Portugal, “a ‘Plataforma Alimentar Hoje’, com muitas organizações do setor agrícola e agroalimentar, que tem os mesmos objetivos: lutar contra a desinformação e demagogia que penalizam os nossos setores e combater os ataques às atividades que são o grande suporte do mundo rural”.