A Sapec chegou a acordo para vender a sua unidade de produtos agrícolas ao fundo de private equity Bridgepoint. De acordo com o Jornal de Negócios, a operação está avaliada em 456 milhões de euros e pode fazer deste um dos maiores negócios do ano em Portugal.
O Grupo Sapec já havia anunciado a sua intenção de alienar a unidade agrícola do seu negócio, mas parece que o acordo só agora chegou. Como explica o Jornal de Negócios, as empresas que serão vendidas estão “integradas na portuguesa Sapec Agro e espanhola Trade Corporation International”, sendo que 318,38 milhões de euros dizem respeito aos ativos da companhia e o restante valor é dívida.
O negócio está agora sujeito à aprovação das autoridades reguladoras, mas de acordo com as empresas não deverão ser colocados problemas de regulação. A Sapec Agro é conhecida pela distribuição de produtos como herbicidas, fungicidas e inseticidas e em 2015 arrecadou receitas de 223 milhões de euros.
Eric van Innis, CEO da Sapec Agro Business, que continuará a liderar o negócio na nova estrutura acionista refere que “considero esta transação, por um lado como um reconhecimento dum trabalho bem feito de toda uma equipa de pessoas e profissionais e, por outro, como uma prova muito forte de confiança do novo acionista nesta mesma equipa, que vai ter de corresponder e respeitá-lo. O novo acionista partilha as nossas ambições e o objetivo passa por acelerar o crescimento do nosso negócio criando oportunidades em novos mercados, lançando novos desenvolvimentos e novas soluções agrícolas para os nossos clientes. Estes são tempos muito entusiasmantes para a Sapec Agro Business e para os seus clientes, num mercado muito atrativo e em crescimento”.
Este tem sido um ano em grande para as empresas do setor. No início de setembro, e depois de um longo ‘namoro’, a Bayer chegou finalmente a acordo para a compra da Monsanto por 59 mil milhões de euros.