Os filtros BECOPAD ajudam a preservar a pureza e a qualidade dos azeites na ORO BAILÉN, um dos melhores Azeites Virgem Extra no mundo.
“BECOPAD 550 é a tecnologia mais adequada, que oferece o máximo respeito pelos atributos de qualidade dos nossos AVE únicos – uma das marcas mais premiadas do mundo.”
José Miguel Sabalete, Diretor de Qualidade, AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U.
Os produtores de azeite estão a enfrentar vários desafios devido à água vegetativa e às partículas que levam à turbidez, tornando a vida útil reduzida e períodos de armazenamento mais curtos. Por tudo isto, a empresa espanhola ORO BAILÉN de AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. decidiu enfrentar o desafio de criar e preservar um dos melhores azeites do mundo. Juntamente com a Eaton, optaram por usar placas premium BECOPAD de filtração em profundidade, feitas de celulose de elevada pureza sem a adição de componentes minerais. O plano funcionou – o mais premiado ORO BAILÉN beneficiou da tecnologia de filtração da Eaton, que aumentou as taxas de fluxo e a retenção das impurezas.
Historial
Um dos melhores azeites do mundo
Os Azeites Virgem Extra (AVE) são os melhores produtos da gama dos azeites, e o principal local para a sua produção é a Península Ibérica, sendo conhecidos por serem os melhores do mundo. A elevada qualidade desses Azeites Virgem Extra de gama superior provêm de uma colheita precoce. É quando a azeitona está no ponto ideal de amadurecimento para fornecer os melhores atributos a um azeite.
A família Galvez-González começou o seu negócio de azeite em 1999. AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. destaca-se dos outros produtores AVE, sendo amplamente reconhecidos pela sua marca ORO BAILÉN, que recebeu muitos prémios internacionais, incluindo:
- O melhor Picual AVE de Espanha no Guia Nacional Iberoleum;
- Primeiro Prémio espanhol de alimentos “Melhor Doce Verde Frutado AVE 2016” pelo Ministério da Agricultura Espanhola;
- No Guia de Azeites Virgem Extra EVOOLEUM World TOP 100 como o melhor AVE 2020 do mundo.
A empresa produz cerca de 300 000 garrafas por ano da sua marca de qualidade premium ORO BAILÉN, que inclui os quatro diferentes AVE monovarietais: Picual, Arbequina, Frantoio e Hojiblanca. A marca orgulha-se da qualidade dos seus azeites da gama elevada, em especial pela sua aparência e os seus sabores frutados e aromáticos.
Todas as produções do AVE de qualidade elevada começam com a monitorização estrita das oliveiras no campo. O azeite virgem extra colhido atempadamente é o primeiro e o de maior riqueza. A data da colheita é normalmente por volta da segunda quinzena de outubro. A produção de azeite começa com a pesagem das azeitonas, a moenda, seguido de um processo de batimento a frio, centrifugação, um breve período de armazenamento e, em seguida, um processo de filtração para remover impurezas. O AVE colhido mais precocemente é o mais difícil de filtrar. O processo de filtração tem o potencial de alterar significativamente o rendimento AVE e o perfil organolético. Os baixos rendimentos afetam a capacidade de produção e a rentabilidade dos azeites.
Desafio
Máxima pureza para uma vida mais longa
As características do AVE colhido precocemente são muito sensíveis às impurezas. A aparência, o sabor e período de conservação para a sua comercialização dependem da eficácia dos processos de filtração. A filtração deve remover todos os vestígios de água e partículas para melhorar a qualidade do produto engarrafado. Estes contaminantes não só afetam de imediato a aparência, o aroma e o sabor do azeite, como também promovem reações enzimáticas que reduzem o tempo de conservação comercial do AVE e influenciam negativamente as características mais admiradas, ao provocar reações que deturpam o sabor. Basta um teor de água de 0,2% no produto acabado para afetar a sua aparência. A água causa turvação no AVE, tornando-o menos atraente para um conhecedor de azeites. Partículas pequenas e a água também afetam o aroma e o sabor, pois baixam a expressão frutada e pungente do azeite. A água estimula ações enzimáticas que degradam os aldeídos C6, responsáveis pelo aroma “verde” dos melhores AVE. Além disso, é importante para o produtor de AVE que nenhum azeite tão valioso se perca durante o processo de filtração.
Os métodos de filtração utilizados no processo da filtração do azeite de duas etapas são geralmente placas de filtração de celulose pura, com ou sem componentes minerais (terra diatomácea), devido à sua excelente capacidade de clarificação. Os mecanismos da placa de filtração de profundidade são tanto mecânicos como adsorventes. As partículas e os microrganismos são retidos mecanicamente na superfície da placa e no espaço da estrutura interna da mesma. Devido à estrutura dos poros, as partículas grandes são retidas na superfície e as pequenas nos espaços mais apertados do interior. Partículas que são significativamente menores que a estrutura dos poros também serão retidas por adsorção no interior da placa de filtração.
Devido à composição das placas de filtração de profundidade com componentes minerais, estas retêm também uma certa quantidade de azeite, resultando assim numa perda do azeite valioso dentro da matriz do meio filtrante. Além disso, estas placas com componentes minerais também podem remover componentes do aroma, devido ao seu maior efeito de adsorção. O AVE colhido precocemente é um produto especial com elevada procura e disponibilidade limitada. Encontrar o processo de filtração correto, capaz de combinar os mais rigorosos padrões de segurança microbiológica e, ao mesmo tempo, manter as valiosas cores, sabores e aromas do AVE foi o desafio para os AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. em colaboração com a equipa da Eaton, especialista em filtração.
Solução
Filtração superior para um produto superior
A Eaton tem trabalhado com os AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. desde o seu início, especialmente na área da tecnologia da filtração. A Eaton propôs o uso de placas de filtração em profundidade de primeira qualidade BECOPAD 550, feitas de celulose de elevada pureza, devido ao seu excelente desempenho. Trabalhando com distribuidores, técnicos e especialistas da Eaton, foi explicada a tecnologia dos filtros BECOPAD e realizaram-se vários testes. Quando os resultados se tornaram evidentes, a solução foi adotada e está em vigor desde então.
As placas de filtração em profundidade BECOPAD são feitas de fibras de celulose de elevada pureza, não contendo componentes minerais como terras diatomáceas. O tipo de filtro usado para produzir o ORO BAILÉN é as BECOPAD 550, que vem em placas de 600 × 615 mm. As fibras formam uma matriz de celulose especial com uma faixa de retenção de 2 a 3 mícrons. Devido ao elevado desempenho da filtração resultante, permite que as placas de filtração de profundidade BECOPAD removam até 100% da água vegetativa do AVE. Nesta aplicação, as placas de filtração de profundidade BECOPAD oferecem excelente desempenho, mesmo num contexto tão exigente como o azeite de colheita precoce.
A solução BECOPAD da Eaton também é muito eficiente para a remoção de partículas. Sem componentes minerais adicionados, estas placas de filtração de profundidade têm uma baixa adsorção relativa à carga do produto a filtrar. Como resultado, os componentes valiosos do aroma e da cor permanecem no produto. Devido às características da matriz da celulose, as partículas são separadas de forma fiável por intermédio de uma filtração mecânica de profundidade e, portanto, não afetam a qualidade do AVE.
No que diz respeito ao uso e à vida útil das placas de filtração, a BECOPAD oferece vantagens adicionais na filtração do azeite. Normalmente, o operador tem de verificar periodicamente, através de um visor do filtro, se o azeite está turvo ou não. Com estas placas de filtração de profundidade BECOPAD, a pressão diferencial pode ser usada para medir a turbidez, tendo esta de ser mantida num ΔP de aproximadamente 1,5 a 2,0 bar. Quando a placa de filtração de profundidade está saturada devido ao aumento da pressão diferencial, a água não é mais retida. Na filtração do azeite, a taxa de fluxo diminuirá significativamente quando o ponto de saturação das placas de filtração de profundidade BECOPAD for atingido. Os operadores perceberão facilmente a proximidade do ponto de saturação verificando a pressão diferencial e observando a diminuição do caudal.
Em comparação com outras tecnologias de filtração, as placas de filtração de profundidade BECOPAD oferecem uma elevada resistência mecânica que lhes permitem suportar pressões mais altas na filtração do azeite sem perder as suas características de elevada qualidade.
Resultado
Preservando a qualidade e aumentando a quantidade
AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. implementou a solução BECOPAD 550 na linha de produção do ORO BAILÉN, o seu produto de qualidade máxima, desde o primeiro momento. BECOPAD é a escolha ideal para esta aplicação.
O uso de 100 placas de filtração de profundidade BECOPAD, de tamanho 600 × 615 mm, permitiu à empresa um aumento do volume da filtração dos seus AVE até 200 L/m² do mesmo lote de colheita precoce. Obtém-se assim um rendimento de 30% mais em comparação com as placas de filtração de profundidade padrão. Além disso, um maior rendimento de produção é alcançado através da redução das perdas por gotejamento e diminuição da quantidade de azeite retido nas placas após a filtração. Todos esses resultados dependem da variedade da azeitona e das características do produto pré-filtrado e da temperatura de filtração.
“Todo o nosso azeite virgem extra produzido sob a marca ORO BAILÉN vem das nossas oliveiras. Os nossos azeites são feitos 100% a partir das variedades Picual, Arbequina, Frantoio e Hojiblanca. As suas notas singulares e peculiares frutadas e aromáticas conferem uma personalidade muito marcante, mas, sem dúvida, a qualidade mais notável é a sua harmonia, numa conjunção perfeita entre o frutado, amargo e especiado”, explicou José Miguel Sabalete, Diretor de Qualidade dos AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U. “BECOPAD 550 é a tecnologia mais adequada que oferece o máximo respeito pelos atributos de qualidade dos nossos raros e únicos AVE – uma das marcas mais premiadas do mundo”.
História de sucesso do cliente: AZEITES ORO BAILÉN GALGÓN 99, S.L.U.
Segmento de mercado: Filtração de Azeite Virgem Extra (AVE)
Local: Jaén, Espanha
Desafio: Remover até 100% a água vegetativa e as partículas do Azeite Virgem Extra (AVE) de elevada qualidade provenientes de apanha antecipada para prolongar o período de conservação e de armazenamento
Solução: Filtração por placas de filtração em profundidade BECOPAD® 550 de celulose de elevada pureza capazes de cumprir com os mais rígidos requisitos de segurança microbiológica ao mesmo tempo que preserva os valiosos padrões de cor, sabor e aroma
Resultado: Um AVE de qualidade superior devido à eliminação até 100% da água vegetativa e partículas graças à filtração por placas de filtração BECOPAD de celulose de elevada pureza