Quantcast
Agricultura

10 boas razões para estar no AgroIn

Agroin

Há muitas e boas razões para ir ao AgroiN na próxima 5ª feira. Deixamos-lhe algumas.

1_ Regressar aos eventos presenciais… sem uso obrigatório de máscara!

É verdade. O uso obrigatório de máscara caiu  e vamos retomar a possível normalidade. Com ou sem máscara, serão todos bem-vindos ao AgroIn e continuaremos a respeitar as regras básicas de segurança e higiene. Estamos prontos para vos receber num recinto de grande dimensão onde há espaço para abraços, mas também onde se respeita o distanciamento. Venham daí!

2_ Conhecer os agricultores do futuro!

 

Quem são os agricultores do futuro? Que perfil têm e que modos de produção escolhem? Maciej Krzyztofowicz, do Joint Research Centre, da Comissão Europeia vai apresentar o estudo ‘Farmers of the Future’ e perspetivar os próximos 10 anos.

3_Desfazer os mitos da agricultura regenerativa

 

 

Regenerar não é sinónimo de perda de produtividade nem é uma prática  ‘isotérica’. É entrar num ciclo positivo com vantagens para o ambiente e agricultor. Vamos conversar com João Sanganha, produtor alentejano de leite e carne e com Valter Brunner, da Syngenta, que vai falar do projeto de regeneração de pastagens degradadas na Amazónia, com base nos princípios da agricultura e pecuária regenerativa.

4_ Saber o que de melhor se faz em agricultura protegida

Produzir em ambiente fechado e controlado pode ser o futuro? E será sustentável? Fique a saber as vantagens e limitações destes sistemas com o caso prático da Frestia, uma referência na produção hortícola de estufa. Luís Malpique será o orador convidado.

5_ Encontrar o equilíbrio entre rentabilidade e sustentabilidade

 

Juntamos várias tipologias de agricultores, com diferentes visões e modos de produção, para uma conversa aberta sobre o difícil desafio de conciliar a atividade agrícola em tempos desafiantes.  André Maciel, Amândio Santos, José Maria Tello Rasquilha e António Relvas são os agricultores de serviço a que se junta Catarina Pinto Correia, da Vieira de Almeida, para o enquadramento jurídico.

banner APP

6_ Conhecer os vencedores dos Prémios Vida Rural

Vamos celebrar a agricultura e distinguir o mérito. Fique a conhecer os vencedores dos Prémios Vida Rural 2022 nas diferentes categorias: Agricultor que marca, Empresa Agrícola que marca, Investimento que marca, Organização de Produtores que marca, I&D que marca e o Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto. Tempo ainda para o Prémio Especial, em parceria com a SPREGA, Guardião da Biodiversidade Doméstica.

7_ Saber como criar valor com a proteína vegetal

 

A procura de alternativas à proteína vegetal não pode deixar de ser encarada como uma alternativa interessante para os produtores. Marcelo Lüders, presidente da Ibrafe, Brasil vai explicar como o Brasil está a tirar partido de commodites como o feijão para criar um produto altamente lucrativo.

8_ Perceber se afinal o futuro está na agricultura tradicional

O mercado está ávido de cereais e de culturas proteaginosas e oleaginosas. Porque não produzimos mais e com mais valor?  Marta Barradas, do Clube de Produtores Continente vai conduzir a conversa com João Fonseca, da Lagoalva, Carla Santos, do CBQF – Universidade Católica Portuguesa, José Azóia, da Egocultum e José Palha, da ANPOC.

9_ Apontar as grandes tendências do agroalimentar

Por onde vai passar o consumo de alimentos e quais as grandes tendências do agroalimentar? Teresa Carvalho, da Portugal Foods, encerra o AgroIn com as notas sobre o que esperar de um consumidor em constante mudança.

10_ Estarmos juntos!

Nunca deixámos de estar juntos, mesmo em pandemia, mas este ano voltamos com vontade redobrada para partilhar, aprender e fazer networking. E celebrar os agronegócios com orgulho!

Se ainda não se inscreveu este é o momento certo. O convite está feito, esperamos por si!