Quantcast
Agricultura

Agricultores são o grupo mais confiável no setor alimentar

grupo dos agricultores - setor alimentar

O estudo The EIT Food Trust Report revelou que os agricultores são o grupo do setor da alimentação em que mais consumidores europeus confiam. O estudo também mostrou que a confiança no setor, em geral, aumentou durante o ano passado. Apesar disso, a maioria considera que o setor não trabalha para o interesse público, revela a EIT Food, a iniciativa de inovação alimentar europeia, em nota do site.

O grupo dos agricultores conseguiu um grau de confiança de 67%. O grau de não confiança foi só de 13%.  Os retalhistas ficaram em 2º lugar, com 53% de confiança (um aumento de 7% desde 2018). No entanto, a confiança nas agências governamentais (47%) e nos fabricantes alimentares (46%) não chegou a metade dos inquiridos. 29% e 26%, respetivamente, não confiam nesses dois grupos.

No que diz respeito à confiança nos próprios produtos alimentares, os consumidores acreditam que a segurança alimentar em geral melhorou, com um aumento de 8% face a 2018. Em 2020, a confiança atingiu os 55%. Já, por exemplo, no Reino Unido, este valor sobe para 74%.

O estudo foi feito com as respostas de 19,800 consumidores de países europeus. O objetivo foi determinar a confiança no sistema alimentar e nos produtos alimentares. Este estudo foi conduzido por um consórcio pan-europeu de paceiros académicos, entre eles, por exemplo, a universidade de Reading e o Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC, sigla em inglês).