A Caja Rural del Sur, instituição cooperativa de crédito andaluza a operar sobretudo na área agroindustrial, e a Agrimútuo – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo assinaram o Convénio das Cooperativas Agrícolas Ibéricas.
Segundo explicado em comunicado, o objetivo é promover a expansão e fortalecer o sistema cooperativo, através do desenvolvimento de projetos comuns de natureza económica e sociocultural, da produção e comercialização de bens e da prestação de serviços de interesse comum aos seus associados e clientes.
“Este convénio entre o sistema de caixas agrícolas ibéricas é um documento histórico, que promove os valores éticos e de solidariedade em defesa dos direitos e interesses dos seus associados do mundo rural, muito oportuno sobretudo neste momento de grande volatilidade”, destaca a presidente da Agrimútuo, Manuela Nina Jorge.
Por seu lado, o presidente da Caja Rural del Sur, José Luís García-Palacios, referiu que “desde sempre que olhamos para Portugal como um aliado, pelo que consideramos que hoje é um dia histórico para o cooperativismo de crédito de ambos os países”.
Pretende-se potenciar a divulgação do cooperativismo e do crédito no setor agrícola em geral e o reforço do espírito de solidariedade e de cooperação entre si. Ambas as entidades passam, por exemplo, a poder partilhar e contratar financiamentos e operações de crédito sindicados.
Prevê-se também a constituição de uma plataforma informática que permita aos associados e clientes acederem a informações úteis e necessárias para trocas comerciais ibéricas.