As exportações de vinhos portugueses aumentaram 2,48% em valor e 4,07% em preço médio, entre janeiro e março de 2022, comparativamente com o período homólogo de 2021, tendo ultrapassado os 212 milhões de euros.
De acordo com a ViniPortugal, Canadá (+32,02%), Angola (+46,27%) e Suíça (+11,71%) destacam-se no crescimento das exportações. Já as com destino ao mercado comunitário registaram uma quebra em volume (-4,80%) e em valor (-3,00%). Ainda assim, registou-se um aumento do preço médio (+1,89%).
Relativamente a países terceiros, as exportações aumentaram 1,39% em volume, 7,64% em valor e 6,17% em preço médio.
![banner APP](https://www.vidarural.pt/wp-content/uploads/sites/5/2021/07/banner_APP_VR.jpg)
“Portugal prossegue nos mercados externos a apresentar vinhos de qualidade, facto que nos tem permitido aumentar o preço médio, tendo o primeiro trimestre crescido 4,07% em preço médio. Na linha da nossa estratégia de aumento de valor, é com satisfação que vemos estes resultados do 1º trimestre de 2022, mas, sobretudo, é incrível observar a resiliência do sector, a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras” afirma o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.