Quantcast
Agricultura

Reforçada linha de crédito de apoio à agricultura

Reforçada linha de crédito de apoio à agricultura iStock

O Governo cessante anunciou ter duplicado para 100 milhões de euros a linha de crédito de apoio à tesouraria aos agricultores, depois de ter registado uma procura de 50 milhões de euros, valor inicialmente anunciado no âmbito do conjunto de apoios ao setor.

De acordo com o comunicado no site do Ministério da Agricultura e da Alimentação, o reforço da linha de crédito com juros bonificados acontece devido à “elevada procura dos agricultores”, avançando ainda que esta procura “comprova a eficácia da medida de mitigação dos efeitos adversos na produção, decorrentes da escassez de água e matérias-primas e da subida do custo dos fatores de produção, sobretudo da energia, dos combustíveis e dos fertilizantes”.

 

Neste sentido, o apoio é dirigido aos operadores da produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, mantendo-se o montante máximo de crédito por beneficiário nos 300 mil euros, refere a comunicação.

banner APP

A linha de crédito de apoio à tesouraria, com uma taxa de juro de 0%, foi lançada com o intuito de apoiar uma possível quebra de rendimento dos agricultores que possa acontecer devido a uma perda de produção.