Quantcast
Regadio

Projetos para reabilitação e modernização de regadios recebem aprovação do Ministério

iStock 821221032 e1618331233971

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou quatro projetos para a reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais, nos concelhos de Vale de Cambra, Viseu e Vinhais.

Em comunicado, o ministério detalha que, no concelho de Vale de Cambra, está prevista a reabilitação do regadio tradicional de Cavião, beneficiando uma área de 35 hectares e 141 beneficiários. Prevê-se uma poupança de água superior a 20%, num investimento de 160 840 euros.

 

Já em Viseu, é o sistema de regadio da Poça da Presa, que vai passar de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão. Este sistema irá beneficiar uma área de sete hectares e 26 beneficiários.

No concelho de Vinhais foram homologados dois projetos. Um deles visa a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde. Irá beneficiar 36,69 hectares e 38 beneficiários e prevê-se que permita uma poupança de água de cerca de 50%.

banner APP
 

O outro projeto prevê a reabilitação do regadio tradicional de Santa Cruz, e tem uma área beneficiada de 24,10 hectares e 39 beneficiários. Também neste caso se prevê uma poupança de água de cerca de 50%.

“O regadio público coletivo, eficiente e sustentável, tem sido, desde sempre, uma prioridade para o Governo, dado o seu papel fundamental para que a agricultura portuguesa continue o caminho da modernização, desenvolvimento e competitividade, e estes quatro projetos vêm refletir isso mesmo”, afirma a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

 

Com um montante total de investimento de 458 mil euros, os projetos homologados são financiados a 100% no âmbito da Operação 3.4.2 «Melhoria da eficiência dos regadios existentes», do PDR2020.