Quantcast
Agricultura

Secretaria de Estado da Agricultura sai do ‘coma induzido’

Secretaria de Estado da Agricultura sai do ‘coma induzido’

Gonçalo Caleia Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura. A nomeação ocorre mais de um mês da demissão de Carla Alves do cargo e três semanas depois do ‘coma induzido’ à secretaria de Estado.

O novo responsável é licenciado em Engenharia do Ambiente, com especialização em Gestão de Águas e Melhorias Rurais, pelo Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa). No mesmo instituto, doutorou-se em Engenharia de Biossistemas. Conta ainda com uma pós-graduação em Gestão, pela Nova SBE.

 

Gonçalo Caleia Rodrigues era até à data professor auxiliar do Instituto Superior de Agronomia onde leciona nos cursos de Licenciatura em Agricultura Geral e Máquinas Agrícolas e Organização da Produção Agrícola e Pecuária.

Esteve envolvido em projetos nacionais e internacionais nas áreas da agricultura de regadio, clima e relações solo-água-plantas. Publicou ainda diversos artigos técnico-científicos e capítulos de livros, nas áreas de agricultura de regadio.

banner APP VR Mobile
 

Em reação à nomeação, a CAP reconheceu a “capacidade técnica” do novo responsável. “Agora, resta saber que tipo de competências lhe serão atribuídas, que tipo de delegação de poderes e que tipo de dossiês é que vai abraçar”, aponta, em declarações à Renascença.

Os representantes da CNA e da CONFAGRI realçaram a escolha de Gonçalo Caleia Rodrigues por ser “um homem da ciência”. À TSF, o diretor da CNA, Pedro Santos, explica que “a boa notícia é que a Secretaria de Estado regressou, porque ela é necessária”.

 

A posse do cargo vai acontecer hoje, pelas 17h45, no Palácio de Belém.