Quantcast
Sustentabilidade

Comissão Europeia lança Observatório do Solo

eu soil observatory globe science hub banner

A Comissão Europeia anunciou, recentemente, o lançamento do Observatório do Solo, para monitorizar as tendências da saúde do solo na Europa. Este projeto vai ao encontro da missão “Cuidar do solo é cuidar da vida”, que visa garantir a sustentabilidade de 75% dos solos até 2030, fornecendo serviços ecossistémicos essenciais.

De acordo com uma avaliação conjunta dos responsáveis da Missão Solo e do Joint Research Center (JRC), concluiu-se que mais de 60% de todos os solos europeus não estão saudáveis.

O Observatório do Solo deverá monitorizar os progressos na concretização desse objetivo e interromper a degradação do solo. Deverá ainda apoiar atividades de envolvimento dos cidadãos, promovendo a consciencialização sobre o valor social do solo.

Este Observatório, acolhido pelo JRC, irá conter um sistema de informação do solo partilhado, que junta as atividades de monitorização do solo em curso da Comissão Europeia com o programa do solo LUCAS e com os sistemas nacionais de monitorização do solo dos Estados Membros (EM).

O JRC irá trabalhar com os estados-membros, agências europeias e organizações internacionais para desenvolver sinergias que reforcem ainda mais a capacidade de monitorização do solo na Europa.

Para aceder ao EU Soil Observatory clique aqui.