Já abriram as candidaturas para a edição de 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal, que irá selecionar três empreendedores frutícolas em Portugal para receberem formação especializada e bolsas no valor total de 60 mil euros.
Esta iniciativa, que vai já na sua 12ª edição, visa apoiar produtores na instalação, expansão ou reconversão das suas explorações agrícolas, proporcionando formação intensiva, networking estratégico e acesso a especialistas do setor.
De acordo com o comunicado de imprensa, as candidaturas, que decorrem até 27 de maio, destinam-se a projetos focados na produção de 22 variedades de fruta – Alperce, Ameixa, Ameixa Rainha-Cláudia, Amora, Cereja, Clementina, Diospiro, Figo, Framboesa, Laranja, Limão, Maçã, Marmelo, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêssego, Pera Rocha e/ou Romã – incluindo, pela primeira vez, o tomate.

Entre os candidatos, 12 empreendedores vão ser selecionados para integrar um programa intensivo de mais de 70 horas de formação sobre temas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e Inteligência Artificial (IA).
No final do programa, os três melhores projetos vão ainda receber uma bolsa de 20 mil euros cada para impulsionar o seu negócio.
Desde a sua criação, a Academia do Centro de Frutologia Compal já formou mais de 140 empreendedores, atribuiu 690 mil euros em bolsas e contribuiu para o desenvolvimento do setor em 74 municípios de Portugal.