Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Técnico) criou a app VirtuaCrop, que permite obter estimativas instantâneas da qualidade dos solos e dados sobre a produtividade das culturas através de uma fotografia. A inovação ganhou o prémio MySpace da Agência da União Europeia para o Programa Espacial no valor de 25 mil euros.
Segundo explicado em comunicado, depois da recolha da imagem, o algoritmo faz o seu trabalho automático a partir de dados de satélite. Os resultados são calculados em cloud e mostrados no visor do smartphone do agricultor, sem a necessidade de realizar testes e análises laboratoriais, ou o uso de sensores para a recolha da informação.
“Estamos muito felizes com a atribuição deste prémio. É um enorme reconhecimento do valor da nossa ideia e do esforço que fizemos para desenvolvê-la. Este concurso veio pôr à prova a nossa capacidade para conceber e construir soluções reais capazes de fazer a diferença no Mundo, e colocou-nos à prova num contexto de grande pressão”, garantiram os investigadores Ricardo Teixeira e Tiago Morais.
A versão beta da aplicação já se encontra disponível para dispositivos Android e pode ser requisitada em www.virtuacrop.com . A equipa vencedora pretende tornar a aplicação num produto comercial. Em versões futuras, será possível obter mais dados úteis para os agricultores relativamente à área da fertilização e avaliação do estado e produtividade das culturas.