Robótica e automatização, eficiência energética e melhorias no conforto e bem-estar das vacas leiteiras: serão estas as tendências na produção de bovinos em 2016. Pelo menos de acordo com a Progressive Dairyman, que ouviu três especialistas norte-americanos de bovinos.
Instalações para novilhas
De acordo com os especialistas, em 2016 os produtores de bovinos irão começar a investir em instalações para novilhas, o que permitirá reduzir vários custos de produção. Mais protegidas de condições como o frio, as novilhas consomem menos ração, uma vez que não têm que comer para se manterem aquecidas. As salas de ordenha vão passar a ser tendência nos EUA.
Robótica e automatização de processos
Além disso, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Progressive Dairyman, “a robóticaserá a maior tendência crescente na agricultura. Tudo se resume a eficiência e trabalho. Estamos a ver mais interesse na área da robótica, como para pré e pós-dipping. Estas tecnologias estão a ficar mais rápidas, mais consistentes e garantem uma percentagem de vacas elevada.”
Eficiência energética
2016 será ainda um ano de aposta na eficiência energética: “a iluminação LED é definitivamente uma tendência, juntamente com os sistemas de aquecimento de água”, defendem.