Quantcast
Agricultura

Rendimento da atividade agrícola deverá avançar 3,4% em 2015

trator terreno agrícola Vida Rural

O rendimento da atividade agrícola, por unidade de trabalho, deverá aumentar 3,4% em termos reais em Portugal este ano, depois de uma redução de 1,7% em 2014. As estimativas são das Contas Económicas da Agricultura (CEA) para 2015, divulgadas esta semana pelo INE, e indicam que a evolução deste indicador está sobretudo associada ao aumento nominal de 4,0% perspetivado para o Valor Acrescentado Bruto (VAB).

“A evolução estimada reflete o efeito conjugado do aumento nominal do VAB a preços de base (+4,0%), da diminuição estimada dos subsídios (-6,9%) e do decréscimo do volume de mão-de-obra agrícola (-3,7%) ”, explica o INE.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, a produção agrícola deverá registar um crescimento nominal face a 2014 “em resultado de um acréscimo em volume (+3,6%) que mais que compensou o decréscimo dos preços base (-1,5%).”

banner APP

Para a produção vegetal as estimativas preveem aumentos em volume e em preço (1,5% e 2,9%, respetivamente), enquanto a produção animal deverá aumentar em volume (6,3%) e diminuir em termos de preços base (6,8%).

No que diz respeito ao consumo intermédio, o INE indica que o ligeiro acréscimo nominal (0,8%) resulta de um aumento do volume de 2,1%, já que os preços devem apresentar uma redução (1,3%). “Para esta evolução contribuíram os alimentos para animais (variações de 2,9% em volume e -1,8% em preço) e a energia e lubrificantes (1,4% em volume e -9,1% em preço) ”.