O Valorfito conseguiu em 2016 a retoma de 53% das embalagens de produtos fitofarmacêuticos colocadas no mercado, um crescimento face às 47,4% conseguidas em 2015.
Estes números foram revelados por António Lopes Dias, diretor geral do Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, durante uma apresentação que decorreu em Évora, na passada semana, e onde foram entregues os ‘Prémios Valorfito 2016’.
De acordo com António Lopes Dias, para além do aumento de embalagens devolvidas, o número de pontos de retoma também cresceu, existindo neste momento 918 locais ativos em todo o país.
“Em 2016 continuámos a crescer, e os resultados são bem visíveis. Ainda que precisemos de continuar a informação e penetração em algumas regiões do país, é notória a importância do Valorfito e o reconhecimento da sua missão a nível nacional”, referiu António Lopes Dias.
“Para o médio prazo vamos procurar alargar a nossa ação a todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, integrando resíduos como as embalagens de adubos e dos fertilizantes, as tubagens da rega e os plásticos”, concluiu.
Depois da apresentação destes números foram entregues 19 “Prudêncios”, o nome pelo qual são conhecidas as estatuetas dos ‘Prémios Valorfito’. Em competição estavam as categorias: ‘Quantidade e Crescimento’, a nível regional; e ‘Excelência’, ‘Investimento’, ‘Cooperativa’ e ‘Missão Impossível’.
“Sabemos que o sucesso do sistema depende da motivação e empenho dos Pontos de Retoma, não só para uma melhoria quantitativa e qualitativa do Valorfito, como também para a sua sustentabilidade, através da contribuição que essas funções têm no cumprimento dos objetivos a que o sistema se propõe e a que se obrigou perante a tutela”, explicou o diretor-geral do sistema.
Na edição deste ano foram premiados:
Prémios Nacionais
Excelência: Marreiros, Lda;
Investimento: Marreiros, Lda;
Missão Impossível: J. Oliveira & Domingues, Lda; Amândio Machado & Ca.Lda; Joaquim D. D. Comba Ribeiro; e Manuel Gomes Lourenço, Lda;
Cooperativa: Coop. Agr. Beja e Brinches;
Prémios Regionais
Algarve e Ilhas
Prémio Quantidade: Messinagro, Lda;
Prémio Crescimento: Coop. Agr. Bom Pastor;
Alentejo
Prémio Quantidade: Protejagro, Lda;
Prémio Crescimento: Coop. Agr. Beringel;
Ribatejo
Prémio Quantidade: Borrego Leonor & Irmão, S.A.
Prémio Crescimento: Edmundo e Almeida Domingos, Lda;
Oeste
Prémio Quantidade: Casa Queridos, Lda;
Prémio Crescimento: Regaoeste, Lda;
Interior Norte
Prémio Quantidade: Prorural, Lda;
Prémio Crescimento: Pereiras & Almeida, Lda;
Litoral Norte
Prémio Quantidade: J. Oliveira & Domingues, Lda;
Prémio Crescimento: A. Teixeira da Silva, Lda;