Quantcast
Bio

Afinal agricultura biológica pode ser mais poluente do que a tradicional

pequenos agricultores

Um estudo publicado recentemente da revista Agriculture and Human Values defende que a agricultura biológica pode, afinal, ser mais prejudicial para o ambiente do que a agricultura tradicional. Realizada nos EUA, a investigação indica em 49 dos Estados norte-americanos a emissão de gases com efeito de estufa é maior nas explorações biológicas do que nas outras.

Julius McGee, investigador da Universidade do Oregon e autor do estudo citado pelo Observador defende que a emissão de gases com efeito de estufa é maior na agricultura biológica nos EUA.

banner APP

A investigação avaliou as emissões em explorações agrícolas de 49 Estados norte-americanos entre 2000 e 2008 e indica que a opção biológica tornou-se tão lucrativa que levou a que cada vez mais produtores optem por esta via para produzir, desrespeitando, assim, o nível de emissões poluentes.

Ainda assim, é de sublinhar que, segundo o cientista, apesar das elevadas emissões de poluentes, a agricultura biológica continua a ter muitos benefícios, “uma vez que a utilização de pesticidas é reduzida ou nula.”