A Nestlé Portugal organizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Agripreneurship Bootcamp, que pretendeu partilhar os conhecimentos da marca sobre agricultura regenerativa e apoiar a próxima geração de empresários agrícolas.
A iniciativa contou com a participação de estudantes de licenciatura e de mestrado dos cursos de Engenharia Agrónoma e Ciências e Tecnologias dos Alimentos, do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto Politécnico de Beja.
De acordo com o comunicado de imprensa, ao longo desta experiência imersiva, os participantes tiveram a oportunidade de explorar detalhadamente a cadeia de valor dos produtos Nestlé à base de cereais, desde as práticas de cultivo até aos processos de produção e tratamento, ganhando um conhecimento abrangente sobre cada etapa deste processo.
O primeiro dia do bootcamp realizou-se em Évora, onde os alunos interagiram com um dos agricultores que fornece cereais baby food para a Nestlé, no âmbito das práticas de agricultura regenerativa. Através desta experiência, os estudantes tiveram ainda acesso a toda a explicação do processo e, inclusivamente, acompanharam uma pequena parte do processo de sementeira do trigo, explica a marca na nota de imprensa.
O segundo dia aconteceu no Porto, onde os participantes visitaram a Germen, parceira da Nestlé Portugal responsável pela moagem e tratamento dos cereais, e tiveram a oportunidade de ouvir a explicação, e ver em primeira mão, todo o processo de moagem e tratamento. Este dia terminou na Fábrica de Avanca com uma visita à linha de produção e um momento de prova de alguns dos produtos mais icónicos Nestlé, como Cerelac e Nestum.
“Concluímos com sucesso mais uma edição desta iniciativa, que, com grande orgulho, criámos para proporcionar aos estudantes das áreas agrícola e alimentar um conhecimento mais aprofundado sobre o processo do trigo desde o campo até uma taça de Cerelac ou Nestum”, começou por explicar Beatriz Lavrador Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé Portugal e responsável pelo projeto Agripreuneurship.
E continuou: “acreditamos que uma empresa líder no setor agroalimentar, como a Nestlé, tem a responsabilidade de partilhar com os futuros agricultores, agrónomos e engenheiros alimentares o seu know-how, com um foco particular nas práticas de regeneração dos solos. Este compromisso visa contribuir ativamente para o desenvolvimento de uma diferente de fazer agricultura assente nos princípios da agricultura regenerativa, capacitando a nova geração para enfrentar os desafios do futuro”.