Quantcast
Financiamento

AJADP diz que “faltam apoios” para a instalação de jovens agricultores

Governo tem 43 M€ para jovens agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto (AJADP), que recentemente nomeou os seus novos órgãos sociais, emitiu um comunicado em que diz manter o seu objetivo de “defender os interesses dos jovens agricultores da região”, aos quais têm faltado “apoios para instalação e investimento”.

Na nota enviada às redações, Miguel Dias da Silva, Presidente da AJADP, refere que “são muitos os jovens agricultores com projetos aprovados, projetos viáveis, com avaliação positiva por parte dos serviços do Ministério da Agricultura, mas que não são contratados por falta de verba no âmbito do PDR 2020. Isto é muito grave pois Portugal já tem uma percentagem de jovens agricultores muito abaixo da média comunitária, sendo lamentável não apoiar os poucos jovens que apesar de tudo pretendem instar-se no setor agrícola, nomeadamente na produção de leite, setor que em 2017 perdeu um produtor de leite a cada dia útil.”

banner APP

“Acresce ainda que, face à manutenção do preço baixo do leite, a rentabilidade dos investimentos só tem sido possível com aumentos de produção, mas os jovens agricultores sentem agora a dificuldade em obter aumento na quantidade contratada com a principal empresa compradora de leite, o que pode impedir o jovem agricultor de atingir a faturação necessária para pagar os investimentos e rentabilizar a futura exploração leiteira”, conclui Miguel Dias da Silva.

Os novos órgãos sociais da AJADP foram eleitos no passado dia 6 de fevereiro, tendo sido reeleito como Presidente Miguel Dias da Silva (de Vila do Conde). Para a direção foram eleitos Filipe Soares (Maia), Sérgio Moninhas e José Maia (V. Conde) e ainda Sérgio Matias (Póvoa de Varzim). Na mesa da Assembleia Geral estão Eduardo Soares (Maia) como Presidente, Francisco Cunha (V. Conde) como Vice-presidente e Agostinho Marques (Maia), como secretário, sendo o Conselho Fiscal presidido por Marisa Costa (P. Varzim), auxiliada por Jorge Castro (Maia) e Acácio Couto Reis (Trofa).