Agricultura

Apoios do POSEI à cana de açúcar dos Açores podem ser revistos em 2020

Apoios do POSEI à cana de açúcar dos Açores podem ser revistos em 2020

A garantia foi dada pelo secretário Regional da Agricultura dos Açores: o Governo açoriano está disponível para propor a revisão dos apoios concedidos à produção de cana de açúcar no âmbito das alterações anuais feitas ao POSEI.

João Ponte sublinhou que “o Governo dos Açores está disponível para, naquilo que são as alterações anuais que são feitas ao programa POSEI, rever essa situação”, contudo, “tal já só será possível em 2020”.

Em 2017, foi introduzida uma alteração no POSEI que veio permitir que a cana de açúcar passasse a ser elegível na ‘Ajuda à Produção de Hortofrutícolas, Flores de Corte e Plantas Ornamentais’, recebendo um apoio de 1.150 euros por hectare.

O secretário Regional da Agricultura do Governo Regional dos Açores avançou ainda que os Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel irão acompanhar a cultura da cana de açúcar para analisar os rendimentos e os ciclos produtivos, uma informação que permitirá encontrar, no âmbito da revisão do POSEI, um valor adequado para a cultura.