Agroindústria

APEZ cria Jornadas de Produção de Laticínios

APEZ cria Jornadas de Produção de Laticínios

A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) anunciou esta semana a realização das I Jornadas de Produção de Lacticínios, uma iniciativa que conta com o apoio do Regia Douro Park e Do Departamento de Zootecnia da UTAD.

“Ao longo das últimas décadas o sector leiteiro passou por uma profunda reestruturação com consequências na produção e na estrutura das explorações nacionais. O número de explorações diminuiu drasticamente, mas as que persistem são mais eficientes, mais produtivas, com melhores condições estruturais, fundiárias, de trabalho e de bem-estar animal. No entanto, os estrangulamentos ao nível do escoamento e comercialização do leite continuam a ser um entrave ao desenvolvimento e sucesso económico das explorações e, consequentemente, de toda a fileira. Os preços de venda do leite continuam, sistematicamente, abaixo da média comunitária e o baixo nível de autossuficiência dos lacticínios deixa grande margem de progressão. Assim, assume cada vez maior relevância a procura da transformação do leite como forma de rentabilização da produção. É crescente a procura por produtos diferenciados, comercializados em cadeias curtas e consumidos localmente. A associação destes fatores tem levado à procura de alternativas produtivas por muitos produtos de leite”, explica a organização.

Foi a pensar neste cenário que a associação decidiu criar este evento, que arranca no próximo dia 23 de novembro com um seminário dedicado ao ‘Queijo’. No dia 30 de novembro realiza-se um segundo seminário dedicado à temática ‘O Iogurte, a Manteiga, o Requeijão’. Estas jornadas terminam a 7 de dezembro, com a parte prática deste curso.

O programa do seminário dedicado ao ‘Queijo’ já pode ser conhecido aqui.