Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Robot que limpa florestas vence primeira edição do GovTech

Robot que limpa florestas vence primeira edição do GovTech

Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do GovTech, programa lançado pelo Governo para financiar soluções tecnológicas e ideias de negócio que permitam atingir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. O Informat, sistema robotizado para limpeza de terrenos florestais foi um dos grandes vencedores, assim como os projetos Vida Saudável para Todos, que pretende promover a salicórnia como alternativa ao sal, e o BIO2SKIN, biomaterial adesivo para aplicações médicas.

Estas três soluções irão agora receber 30 mil euros cada e assinarão um protocolo com o Estado para desenvolver e testar o produto ou serviço, para a cedência de um espaço numa incubadora nacional, para apoio à internacionalização e acesso ao pacote Alpha para o Websummit, que inclui três bilhetes e a possibilidade de expor o produto ou serviço durante um dia do evento.

Na sua primeira edição, o GovTech recebeu candidaturas de 113 projetos, seis dos quais foram escolhidos por um júri e pelo público através de uma infraestrutura de blockchain.