Agricultura

Capoulas Santos diz que Mercado dos Agricultores é “extraordinária iniciativa de apoio aos produtores”

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, inaugurou esta quinta-feira (17 de dezembro) o primeiro CAP – Mercado dos Agricultores, um mercado de venda direta de produtos ao consumidor instalado na Praça dos Restauradores.

Capoulas Santos defendeu que se trata de “uma extraordinária iniciativa de apoio aos produtores e – ao mesmo tempo – é uma oportunidade para que os consumidores tenham acesso a produtos de grande qualidade com muita facilidade”.

Segundo o Ministro da Agricultura, “esta circunstância é um bom exemplo de como há todo um novo conceito de mercado em expansão, que os produtores têm de saber aproveitar”.

Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, que também marcou presença, não exclui a ideia de tornar a iniciativa semanal, “apesar de ainda hoje estar a ser inaugurada, há já muitos apelos para que seja semanal, o que é notável”.

À margem da inauguração, Capoulas Santos sublinhou que “o Ministério está a acompanhar com preocupação a situação que se vive no setor da suinicultura e do leite e que levou ao anúncio da criação do Gabinete de Crise para acompanhamento do problema”.

Capoulas Santos quer “envolver toda a fileira e sentar à mesa do diálogo todos os intervenientes no processo para que, olhos nos olhos e em conjunto, se encontrem soluções que vão ao encontro dos interesses de todos”. A título de exemplo, o Ministro referiu o caso da rotulagem, sublinhando que “os consumidores portugueses preferem o que é nacional, portanto, nos rótulos, há que destacar a origem portuguesa da carne de porco.”

O Ministro da Agricultura irá hoje (18 de dezembro) reunir com os representantes da ANCAVE – Associação Nacional de Centros de Abate de Aves e com a APIC – Associação Portuguesa de Industriais de Carne.