Zhi Su revelou que “há interesse do mercado chinês nos vinhos portugueses. A classe média está a crescer e está a começar a consumir vinho, e vinho de gama média/alta”. O problema é “a falta de promoção dos vinhos portugueses. Austrália e EUA têm uma promoção fortíssima na China. Já o vinho português é praticamente desconhecido”, disse, acrescentando que “ou é falta de comunicação ou de políticas de uma das partes”.
Su adiantou ainda que o Governo chinês está a procurar fomentar as importações de vinhos portugueses, que deverão ter já “expressão no segundo semestre deste ano”.
Em termos globais, as importações chinesas de vinhos valeram 1038 milhões de euros em 2011, valor mais de 17 vezes superior aos 60 milhões de euros registados em 2005. Neste ano, o granel representava 40% do total, já em 2011 quedou-se pelos 8,6%.
Quanto aos vinhos portugueses, a China importou em 2011 cerca de 9,840 milhões de euros, um aumento de 75% em relação a 2010. Em 2011, Portugal ficou em 11.º lugar como fornecedor de vinho para a China, cujo valor foi superior em 14 vezes aos 709 mil euros registados em 2005.
A França é o primeiro grande fornecedor de vinhos para a China, por larga margem, tendo em 2011 uma quota de quase 52%, que tem vindo sempre a aumentar, de ano para ano. Austrália, Chile, Espanha, Itália e EUA ocupam os postos seguintes, com ocasionais trocas de posição entre si.