Atualmente, existem exemplos de soluções inteligentes e inovadoras para reduzir o CO2, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Como exemplo, a estação ferroviária de Estocolmo converte a energia corporal dos viajantes em calor para um edifício de escritórios nas proximidades, reduzindo assim a fatura energética dos escritórios para 20-25%.
Segundo Connie Hedegaard “podemos agir: podemos atuar atendendo aos nossos conhecimentos sobre a mudança climática ou podemos quietos e ver como as coisas ficam cada vez piores”, e acrescenta que “com esta campanha, queremos centrar o tema nas soluções e perceber o que nos está a impedir em aplicá-las”.
Estas soluções são benéficas para todos. Em comunicado, estas soluções ajudam a economizar o tempo, o dinheiro e emissões de gases de efeito estufa.
Esta campanha vai estar disponível numa página web que vai ter 23 línguas oficiais da União Europeia. Também vai contar com a participação de particulares, empresas e de grupos locais que podem ajudar a promover e a debater soluções hipocarbónicas e ainda vai decorrer um concurso para encontrar a melhor solução e a mais original.