Quantcast
 

Comissão insiste que Estados apliquem proibição de gaiolas para galinhas poedeiras

Comissão insiste que Estados apliquem proibição de gaiolas para galinhas poedeiras

A Comissão Europeia (CE) voltou a enviar um parecer a dez Estados-Membros, incluindo Portugal, que não estão a aplicar corretamente a diretiva que proíbe a utilização de gaiolas não melhoradas para galinhas poedeiras. A proibição entrou em vigor em janeiro deste ano, contudo a Comissão alerta para a constante falta de cumprimento até à data.

A decisão política da proibição de gaiolas “não melhoradas” foi adotada em 1999. Os Estados-Membros tiveram 12 anos para assegurar uma transição harmoniosa para o novo sistema e aplicar a diretiva. No entanto, até agora, embora os apelos da CE, os Estados-Membros (Portugal, Bélgica, Grécia, Espanha, França, Itália, Chipre, Hungria, Países Baixos e Polónia) não alcançaram uma conformidade adequada com o direito da União Europeia, refere a CE em comunicado.

A comissão mostra-se preocupada com os Estados-Membros que ainda autorizam a utilização de gaiolas “não melhoradas”, uma vez que colocam “em desvantagem as empresas que investiram na conformidade com as novas medidas”.

banner APP
 

Se os dez países em causa não informarem a Comissão, no prazo de dois meses, das medidas tomadas para garantir a implementação da legislação da UE, a Comissão pode “remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia”, conclui.