Que novas culturas podemos introduzir? Existe capacidade agronómica e climática para ser competitivo? Podemos intensificar culturas tradicionais para ganhar escala? Quais os mercados identificados? Estas são algumas das questões que serão debatidas na mesa redonda ‘As novas opções culturais’ que vai juntar Pedro Mogo, produtor de abacate, Tiago Vinagre Monteiro, produtor de aloé vera, Pedro Courinha, produtor de aromáticas e medicinais, Luís Sabbo, produtor de romãs e dióspiros e Luís Manso, produtor de physalis.
A 3ª edição das Conferências VIDA RURAL vai discutir ainda os desafios para a produção de hortoindustriais, com a participação de Jorge Neves, diretor geral da Agromais, que vai falar sobre as ‘oportunidades para o tomate e cebola nas novas áreas de expansão’ e de João Basto, presidente da EDIA, para fazer o ponto de situação da produção de hortofrutícolas no regadio de Alqueva.
Tempo ainda para ficar a conhecer a história da empresa Hortas da Idanha, um caso de sucesso na organização da produção e de reconversão de culturas e criação de valor.
Nota ainda para Avelino Balsinhas, da Bayer Crop Science, que irá esclarecer a plateia sobre o controlo de doenças em fruteiras e hortícolas.

