Quantcast
Agricultura

Confragri alerta que “não faltam alimentos, mas faltam tratores”

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) alertou que "faltam tratores”.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) alertou que “não faltam alimentos, mas faltam tratores”. Foi esta a conclusão que teve da primeira reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Setores Agroalimentar e de Retalho, coordenado pelos Ministros da Economia, das Infraestruturas e da Agricultura.

Os membros do grupo concluíram que o risco de escassez de bens alimentares nos principais canais de distribuição “não está em cima da mesa”. No entanto, notam que existem “outras situações emergentes, nomeadamente no que diz respeito à distribuição, uma vez que o setor dos transportes está a ser fortemente condicionado, não só pela falta de mão-de-obra, mas também pelo agravamento do custo dos combustíveis”.

banner APP
 

Uma das preocupações que surgiu foi a falta de oferta de tratores, apesar da aprovação das candidaturas à renovação do parque de tratores. “Esta situação também está a gerar uma onda de insatisfação junto dos agricultores que têm as suas candidaturas aprovadas, mas com limitações de prazos a cumprir”. Dessa maneira, o grupo considera “indispensável aprovar o alargamento dos prazos deste concurso”.

Está prevista uma nova reunião deste Grupo de Acompanhamento dentro de quinze dias para reavaliar a situação.