Regadio

Construção da Barragem do Pisão avança com investimento de 168 M€

Construção da Barragem do Pisão avança com investimento de 168 M€

A construção da Barragem do Pisão, em Portalegre, vai mesmo avançar, contando com um investimento estimado em 168 milhões de euros. A notícia foi avançada pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, que revela que o projeto deverá estar concluído em 2027.

“O investimento total está estimado em 168 milhões de euros, mas esse investimento decompõe-se por várias componentes. O mais significativo é a componente da produção elétrica, mas também é aquele que tem mais retorno”, revelou o ministro.

“Nós achamos que é possível que dentro de oito anos a barragem esteja já a encher. É exigente o calendário, são projetos complexos, são projetos em que vamos ter de trabalhar muito também a componente ambiental, porque é uma zona muito sensível, vamos ter de fazer também tudo aquilo que tem a ver com os trabalhos prévios de realojamento das populações que ficarão afetadas pela albufeira”, revelou ainda Pedro Siza Vieira.

O ministro revelou ainda que, para além do investimento de 168 milhões de euros, o projeto contará com um outro investimento de 50 milhões de euros para regadio que deverá abranger uma área entre 10 a 12 mil hectares.

A Barragem do Pisão, que vai contar com um espelho de água de sete quilómetros quadrados, terá capacidade para produzir energia suficiente para abastecer 75% da população do distrito de Portalegre.