Quantcast
Hortofrutícolas

Covid-19: Colheita da Maçã de Alcobaça IGP com medidas de prevenção

colheita da maçã de Alcobaça

A colheita da Maçã de Alcobaça IGP já teve início, tendo sido implementadas medidas de prevenção à covid-19, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e das entidades oficiais competentes.

Manual de Boas Práticas colheita da maçã de AlcobaçaPor forma a minimizar os riscos de propagação da covid-19, está a ser acrescentado aos diferentes sistemas de certificação das Organizações de Produtores membros da APMA um Manual de Boas Práticas, com o objetivo de compilar um conjunto de medidas a adotar pelos produtores de Maçã de Alcobaça IGP durante a operação da colheita. O manual foi elaborado pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça em colaboração com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e com Patrícia Pita Ferreira, médica Interna de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho – AceS Oeste Norte.

“Preocupados e conscientes com a situação pandémica os produtores de Maçã de Alcobaça IGP querem continuar a desempenhar um papel fundamental na alimentação dos portugueses, mas também e em simultâneo querem continuar a ser verdadeiros agentes de promoção da Saúde Pública à semelhança do papel que tiveram nesta matéria desde o aparecimento da doença na Europa, quando ainda estavam por calibrar, selecionar e comercializar cerca de 50% das Maçã de Alcobaça IGP da campanha anterior”, refere a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça em comunicado.

Além das medidas e das ações práticas, a formação dos grupos tem sido uma constante, da qual sobressai a “aposta muito forte e insistente na sensibilização dos colhedores para os cuidados a ter, nomeadamente no uso de máscara, distanciamento social, muita desinfeção, quer das mãos, das máquinas, equipamentos, utensílios, e viaturas, assim como muito alerta para os períodos de pausa e hábitos de convivência fora de do pomar, incluindo em casa e com os amigos”, detalha o comunicado.

Outras das medidas importantes, no âmbito da prevenção, é a medição da temperatura aos trabalhadores e a organização do trabalho em pequenos grupos, para evitar o cruzamento entre estes, apesar de se tratar de uma atividade ao ar livre.

“Trata-se este ano de uma colheita diferente, mas com o profissionalismo, uma responsabilidade e rigor acrescidos, por parte das nossas organizações Associadas, dos nossos associados produtores, dos técnicos de campo, dos técnicos de qualidades e de todos os dirigentes das empresas e organizações envolvidas na colheita, receção e processamento da Maçã de Alcobaça IGP”, refere a associação.

Até ao momento a colheita está a decorrer com muita responsabilidade, pelo que a associação considera que pode estar garantido “o consumo de Maçã de Alcobaça IGP para os próximos 10 meses”.

A colheita da Maçã de Alcobaça deverá atingir as 60 toneladas.