Quantcast
Pecuária

Divulgada primeira tabela portuguesa de valor nutritivo de alimentos para animais

iStock

A primeira tabela portuguesa sobre composição química e valor nutricional de subprodutos agroindustriais para alimentação animal, criada no âmbito do grupo operacional SubProMais – “Utilização de Subprodutos da Agroindústria na Alimentação Animal”, já está disponível para consulta.

A tabela apresenta a composição química e o valor nutricional para ruminantes de cerca de uma centena de subprodutos e resíduos agroindustriais produzidos em Portugal, com o objetivo de facilitar “o acesso a informação que permite aos produtores fazerem escolhas alimentares mais adequadas aos seus objetivos produtivos e económicos”, lê-se em comunicado.

De acordo com o SubProMais, a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal é uma opção “cada vez mais considerada pelos produtores, em alinhamento com as estratégias de economia circular, reduzindo a dependência de matérias-primas importadas e que concorrem com a alimentação humana”.

Além de subprodutos, a tabela pretende ainda dar a conhecer a composição química e nutritiva de outros alimentos para animais, nomeadamente: forragens verdes, fenos e plantas arbóreas e arbustivas resultantes, principalmente, da recolha de dados de projetos de investigação acumulados há cerca de 30 anos na Estação Zootécnica Nacional (INIAV Santarém).

A tabela de alimentos está disponível online e de uma forma gratuita aqui.

Este trabalho foi coordenado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), com a colaboração do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e do Tagus Valley – Tecnopolo do Vale do Tejo. O desenvolvimento da plataforma ficou a cargo da empresa Ruralbit.