Quantcast
milho

Estudo GRACE revela que milho transgénico é seguro para a alimentação

Transgénicos reduzem impacto nocivo da agricultura

O projeto GRACE, financiado pela União Europeia para a avaliação de risco de OGM, publicou recentemente os primeiros resultados da sua investigação, que consideram o milho transgénico seguro para a alimentação.

Duas variedades de milho geneticamente modificado resistente às brocas (MON 810) foram incluídas em doses sub-crónicas, durante 90 dias, na dieta de ratos. As mesmas variedades de milho não transgénicas foram incluídas na dieta de grupos de ratos controlo e nas mesmas proporções. Os resultados destes ensaios mostram que as dietas contendo milho geneticamente modificado não provocaram quaisquer efeitos negativos nos animais.

Os autores demonstraram que não existem diferenças na saúde dos animais, independentemente de serem alimentados com uma dieta contendo transgénicos ou não e que as experiências de alimentação realizadas com as duas variedades de milho MON810 mostram que o milho MON810 incluído na dieta até 33% não produz efeitos toxicológicos relevantes, quer nos ratos masculinos como nos femininos.

banner APP
 

Em 2013, a Comissão Europeia implementou uma regulamentação que faz dos ensaios alimentares de 90 dias com ratos uma exigência para a aprovação de variedades vegetais geneticamente modificadas para comercialização e para cultivo no espaço europeu. Ao mesmo tempo, foi pedido pela Comissão Europeia ao projeto GRACE que verificasse se de facto este tipo de estudos pode realmente fornecer informação adicional na avaliação do risco das plantas transgénicas a longo prazo.