Agricultura

Infografia: tudo o que precisa de saber sobre OGM em português

Europabio publica tudo o que precisa de saber sobre OGM em português

Quem já tentou encontrar informação sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM) baseada em factos científicos e na sua língua de origem sabe que pode ser uma tarefa difícil. A pensar nisso, e com o objetivo de desfazer qualquer mito que ainda possa existir sobre o OGM, a Europabio lançou uma plataforma que inclui informação sobre OGM em dez línguas diferentes.

Atualmente, as culturas Geneticamente Modificadas beneficiam milhões de pequenos agricultores em 19 países em desenvolvimento, um número que, de acordo com o Conselho Consultivo das Academias Europeias de Ciências (EASAC, confirma que “existem evidências convincentes de que as culturas GM podem contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável com benefícios para agricultores, consumidores, ambiente e economia”.

Europabio publica tudo o que precisa de saber sobre OGM em português

“Desde as roupas que vestimos às culturas com as quais alimentamos os nossos animais, os OGM, como o algodão transgénico e a soja e o milho transgénicos usados nas rações, tornaram-se a norma. Muitos novos OGM têm sido desenvolvidos, desde as maçãs que não se tornam castanhas depois de cortadas e expostas ao ar, às batatas com baixo teor de acrilamida e às culturas biofortificadas com perfis nutricionais mais saudáveis, tal como o Arroz Dourado”, explicam ainda os responsáveis pelo projeto.

E apesar de os europeus serem os principais responsáveis pela criação das primeiras culturas geneticamente modificadas, atualmente apenas uma pequena percentagem destas plantas é cultivada na Europa, acrescentam.

Europabio publica tudo o que precisa de saber sobre OGM em português

Nota: as infografias são da responsabilidade da plataforma https://gmoinfo.eu/pt/