Cerca de 70 mil famílias de agricultores da província angolana de Cuando Cubango, afetadas pela seca, vão receber formação técnica para aprenderem a desenvolver uma agricultura sustentável. De acordo com o Jornal de Angola, a notícia foi avançada pelo secretário de Estado para a Ação Social, Lúcio do Amaral.
De acordo com o Governo angolano, este programa de formação arranca ainda este ano e estará a cargo do Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher, em parceria com os ministérios da Agricultura e Pescas, com a criação de escolas de campo.
Para além disso, as populações das regiões afetadas pela seca vão beneficiar de ajuda alimentar e de apoios agrícolas. A vice-governadora do Cuando Cubango para o setor Económico, Político e Social, Sara Luísa Mateus, já revelou também que nesta província angolana os administradores municipais irão distribuir terras para a agricultura, sem avançar, no entanto, quantos hectares.
“Temos de fazer alguma coisa, não podemos viver só de ajuda de bens alimentares. O Governo do Cuando Cubango vai continuar a procurar zonas baixas ao longo dos rios para que possam ser entregues às famílias de agricultores para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável”, defendeu.