Quantcast
Investigação

Foi criado o primeiro mapa genético de variedades de trigo

Foi criado o primeiro mapa genético de variedades de trigo

Um grupo de cientistas da Universidade Estatal do Kansas, nos Estados Unidos da América, lançaram o primeiro mapa genético de variedades de trigo do mundo, um projeto com informação detalhada das diferentes variedades genéticas de várias amostras de trigo.

São cerca de 62 as variedades apresentadas no estudo, entre as quais se incluem variedades modernas e variedades locais que ainda não foram alvo de melhorias através de técnicas de reprodução.

banner APP

Para diminuir a complexidade do genoma do trigo, a equipa desenvolveu uma técnica chamada de “Ensaio de Captura do Exoma”, uma fração do genoma que codifica os genes. O objetivo é sequenciar apenas algumas partes funcionais do genoma do trigo, o que permite “evitar repetições no genoma”. Assim, os investigadores identificaram 1,6 milhões de localizações onde o genoma das diferentes variedades de trigo varia entre si.

“Uma vez identificados os genes que controlam as características agronómicas, estes podem ser utilizados para melhorar o trigo, utilizando para além das abordagens tradicionais de cultivo também novas técnicas baseadas em biotecnologia ou biologia molecular”, explicam os cientistas responsáveis pelo estudo.