Financiamento

Governo abre linha de crédito de 5 M€ para apoiar cooperativas e organizações de produtores

Governo abre linha de crédito de 5 M€ para apoiar cooperativas e organizações de produtores

O Executivo anunciou o lançamento de duas linhas de crédito garantidas, com um valor global de 5 milhões de euros, para apoiar Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores afetadas pelas ondas de calor deste ano e pela tempestade Leslie.

De acordo com o Governo, este pacote financeiro vem ajudar a “colmatar necessidades de tesouraria e perdas de rendimento resultantes das quebras de produção dos respetivos associados.”

Uma das linhas, no valor de três milhões de euros, destina-se a apoiar Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores do setor vitícola e do setor frutícola a nível nacional. Com um valor de dois milhões de euros, a segunda linha de crédito tem como beneficiários Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores com sede social nos municípios da Região Centro do país, particularmente atingidos pela tempestade Leslie, independentemente do setor.

O Ministério da Agricultura já tinha disponibilizado no início do mês um montante de 15 milhões de euros para apoiar os agricultores dos municípios afetados pela tempestade Leslie, que assolou algumas regiões do país entre os dias 13 e 14 de outubro. A medida abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares.