Quantcast
Bolsa de Terras

Governo quer colocar na Bolsa de Terras lotes da Herdade dos Machados

Seattle planta floresta urbana comestível

O Governo português quer colocar os lotes de agricultores reformados da Herdade dos Machados na Bolsa de Terras, já a partir de 2018. No ano passado, o Ministério da Agricultura tinha suspendido o despacho que expulsava estes rendeiros reformados, mas foi agora anunciado que os contratos de arrendamento para os rendeiros reformados cessam em 2018, não podendo ser renovados depois dessa data.

A notícia foi avançada por Assunção Cristas, ministra da Agricultura, no passado dia 10 de fevereiro durante uma audição da comissão parlamentar, na qual foi questionada pelo deputado do PCP João Ramos sobre se admitia que a “titularidade dos contratos”, dos rendeiros notificados para abandonar as explorações, fosse transmitida a descendentes.

banner APP

Assunção Cristas “não se quis comprometer com essa possibilidade”, indicou o deputado comunista ao jornal Público, acrescentando que a ministra adiantou apenas que “nessas situações, se deve aplicar a lei”. A ministra explicou entretanto que a intenção do Governo passa por colocar os lotes retirados aos agricultores na Bolsa de Terras, ficando disponíveis para concurso e posterior arrendamento.