Quantcast
Apicultura

Governo Regional da Madeira compra enxames de abelhas aos Açores

A Secretaria da Agricultura e Pescas do Governo Regional da Madeira vai comprar enxames de abelhas aos Açores que posteriormente serão entregues aos apicultores da região que recentemente perderam os que tinham devido a doenças e aos incêndios.

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, a notícia foi avançada por Humberto Vasconcelos, Secretário Regional de Agricultura e Pescas, que explicou que a aquisição acontecerá na sequência de outra já realizada e em que os enxames foram para apicultores de Porto Santo. A escolha dos enxames dos Açores prende-se com o facto de serem “enxames sem quaisquer doenças”.

O Governo Regional está também a ajudar os apicultores a fazerem as suas candidaturas a fundos europeus, para a reposição das condições de produção, na garantia de que os que não forem elegíveis poderão contar com a ajuda do Executivo madeirense.

Existem atualmente cerca de 200 apicultores na região da Madeira. Ainda assim, este ano, devido aos incêndios e às doenças, a produção de mel da região caiu cerca de 25%, devendo ficar-se nos 75 mil litros, refere a publicação.