Quantcast
Regadio

Governo vai investir 400 M€ em regadio

Fenareg quer “medidas imediatas” para compensar os agricultores pelos efeitos da seca

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta terça-feira (14 de novembro) que o Governo já teve luz verde para avançar com o Plano Nacional de Regadios, um projeto que prevê um investimento total de 400 milhões de euros. No âmbito deste ano plano serão construídos mais de 90 mil hectares de área de regadio, 48 mil dos quais em Alqueva.

A notícia foi avançada pelo responsável pela pasta da Agricultura durante uma audição conjunta na Comissão de Agricultura e Mar e na Comissão do Orçamento e Finanças, no âmbito da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018.

banner APP

De acordo com Luís Capoulas Santos, o Executivo deverá dar início aos trabalhos já em janeiro do próximo ano, com o projeto a ser financiado através de dois empréstimos no montante global de 260 milhões, 80 milhões dos quais serão concedidos pelo Banco do Conselho da Europa e o restante valor pelo Banco Europeu de Investimento.

Para o ministro da Agricultura, este plano é “um desígnio importantíssimo para o nosso país, e em particular para a agricultura, especialmente neste contexto de alterações climáticas e de seca que o país atravessa”.