Na sequência do processo que irá permitir exportar para a Colômbia pera produzida em Portugal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já emitiu o Oficio Circular nº 2/2016 que esclarece o procedimento a seguir e que dá início ao registo dos operadores económicos interessados em exportar na próxima campanha.
“Apesar do protocolo que irá permitir a exportação de pera nacional para a Colômbia ainda se encontrar em fase final de aprovação, para salvaguardar a possibilidade de se poder vir a exportar para aquele destino na campanha de 2016/2017, a DGAV irá promover o Registo dos operadores económicos interessados neste mercado”, refere a entidade.
O ‘Plano de Trabalho para a Exportação de Fruta Fresca Pera (Pyrus communnis L.) produzida em Portugal e destinada à Colômbia’ já foi acordado com as autoridades fitossanitárias colombianas e o processo de registo dos operadores deverá estar concluído até ao final de janeiro de 2016.
Assim, as Centrais de Armazenamento e Embalagem (CAE) e as respetivas Unidades de Produção (UP) interessadas devem proceder ao pedido de registo até ao próximo dia 22 de janeiro.