Quantcast
Agricultura Urbana

Japoneses transformam caixa forte de um banco numa quinta

O dinheiro não nasce nas árvores, mas as árvores podem nascer num banco. A prova foi dada por uma empresa japonesa, que transformou o espaço de uma instituição bancária numa quinta urbana com 7250 metros quadrados de culturas.

De acordo com o site Green Savers, trata-se de uma ideia da Pasona O2 que para além de ocupar seis salas com o cultivo de hortofrutícolas, pretende desta forma fazer face ao declínio do setor agrícola do país, gerando interesse na agricultura junto dos mais jovens.

No site Atlas Obscura pode ler-se que para contornar a falta de luz, as salas possuem vários tipos de iluminação e tecnologia de ponta. Para além disso, esta quinta urbana recorre a hidroponia, um método através do qual as plantas recebem a água de forma direta, em vez de através do solo.

quinta num banco - Vida Rural

A desvantagem? Devido ao elevado consumo de energia, esta quinta urbana está longe de ser sustentável, mas segundo os seus responsáveis, “esse nunca foi o objetivo. O objetivo é educar os participantes para a importância da agricultura e aproveitar a criatividade e impulsionar uma nova geração de agricultores japoneses.”