Quantcast
Financiamento

Ministério da Agricultura abre aviso para prevenir propagação da Xylella fastidiosa

DGAV atualiza plano de contingência da Xylella fastidiosa

O Ministério da Agricultura revelou, em comunicado, que abre hoje, dia 26 de agosto, um anúncio para promover uma atuação preventiva da propagação da bactéria Xylella fastidiosa. O anúncio com o nome “Prevenção de Calamidades e Catástrofes Naturais” possui uma dotação de dois milhões de euros.

“A presença da bactéria Xylella fastidiosa em território português constitui um risco para as explorações agrícolas, existindo um elevado número de espécies vegetais suscetíveis a esta bactéria, assim como condições climáticas propícias ao seu desenvolvimento. Pretendemos incentivar os produtores a dotarem as suas explorações com estruturas de proteção contra os insetos vetores da doença, através de um apoio financeiro que pode ir até aos 80%”, explica a Ministra da Agricultura, Maria do céu Antunes.

banner APP

Os apoios contemplados dizem respeito a investimentos em viveiros de produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira, face à sua suscetibilidade à Xylella fastidiosa. Só os viveiros que se encontrem em atividade e cujo valor total de investimento elegível seja superior a cinco mil euros é que são abrangidos.

O Aviso decorre até 26 de outubro, podendo o apoio chegar aos 80% do custo total elegível dos investimentos propostos, até ao limite de 80.000€ por beneficiário.