Quantcast
abelhas

Mortalidade das abelhas depende da região e das estações do ano

Vespa assassina de abelhas ameaça colonizar a Europa

A Comissão Europeia publicou um estudo sobre as perdas de colónias de abelhas entre o outono de 2012 e o verão de 2013 e concluiu que a motalidade das abelhas tem uma variação geográfica e depende das estações do ano. 17 Estados-Membros participaram neste estudo que analisou um total de 32 000 colónias de abelhas.

Os países em que a mortalidade média esteve abaixo de 10% (Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Eslováquia e Espanha) representaram a maioria, com 59% dos casos. Os países em que a taxa de mortalidade média se situou entre os 10 e os 15% (Alemanha, França, Letónia, Polónia e Portugal) representaram 34,6% dos casos de mortalidade e os Estados-Membros com uma taxa de mortalidade de mais de 20% (Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Suécia e Reino Unido) representaram 6,24% dos casos de mortalidade.

banner APP

Os resultados do estudo da Comissão Europeia revelam também que as taxas gerais de mortalidade de colónias durante a temporada apícola (0,3%) foram inferiores às taxas de mortalidade no inverno(13,6%).