Agricultura

O impacto do Brexit na PAC em números

O impacto do Brexit na PAC em números

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, os cofres da União Europeia deverão receber menos 12 mil milhões de euros todos os anos. As contas feitas pelo jornal Expresso mostram que esta quebra associada ao facto de a Comissão Europeia ter decidido aplicar menos dinheiro no orçamento da nova PAC resultará numa perda de cerca de 58,6 mil milhões de euros entregues aos agricultores.

Portugal, contudo, poderá ser um dos países que menos perde com o Brexit. “Segundo contas fornecidas por Capoulas Santos ao Expresso, os agricultores portugueses até acabam por ficar a ganhar 279 milhões de euros no pacote da PAC para 2021/2027”, refere o jornal. Ainda assim, importa referir que o Estado português terá que aumentar a comparticipação de 15% para 30% nos apoios aos agricultores, aquele que é já apontado como o principal problema da nova PAC.

As negociações do orçamento da nova Política Agrícola Comum ainda estão a decorrer, devendo terminar apenas em maio de 2019, altura em que se realizam as próximas eleições para o Parlamento Europeu.